Filtrar por Volumagem

Oleaginosas

Chamamos de oleaginosas os principais tipos de sementes comestíveis produzidas pela natureza. Elas favorecem a alimentação saudável pois, oferecem gorduras mono e poli-insaturadas, essenciais para a manutenção do organismo.

Outra característica que representa as oleaginosas são suas propriedades nutricionais diferenciadas. Essas sementes complementam nossa alimentação com altas doses de minerais e vitaminas. Elas são ainda fonte de excelentes óleos naturais, como o óleo de girassol, castanha e afins.

Na hora de comprar oleaginosas saiba que as amêndoas, avelãs, nozes, castanhas do Pará, castanhas de Baru, castanhas de caju, pistache e macadâmia são os tipos mais consumidos e saudáveis.

Uma curiosidade: o amendoim, apesar de ser uma leguminosa (todo tipo de grão produzido dentro de vagens) é comercializado como uma oleaginosa por conta de suas propriedades nutricionais.

Oleaginosas: principais benefícios

A maioria das oleaginosas pode ser considerada superalimentos, pois oferecem, mesmo em porções menores, alta carga nutritiva.

As nozes e as castanhas do Pará são ótima fonte de magnésio, mineral que atua diretamente na renovação celular e ajuda a limpar o organismo de toxinas perigosas. São ainda ricas em ômega 3, fundamental para o bom funcionamento do coração e da memória.

Já as avelãs e as variações de amêndoas são ricas em vitamina E, que ajuda na prevenção de diferentes tipos de câncer, diabetes, catarata, problemas cardiovasculares e mal de Parkinson. Elas oferecem também altas doses de potássio e cálcio, minerais que atuam diretamente na saúde óssea e ajudam a combater males como depressão e ansiedade.

No mesmo grupo das oleaginosas, produtos a granel como sementes de girassol, abóbora ou linhaça (que é a semente do linho) são ricas em proteínas, minerais e vitaminas como A, B e E. Além disso possuem ótimas dosagens de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Como consumir e conservar oleaginosas

Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde, é sempre bom lembrar que as oleaginosas possuem alta dosagem de gorduras do bem. Mas isso, se consumido em excesso, pode causar ganho de peso e problemas digestivos. A recomendação é que se consuma cerca de 2 unidades de frutos maiores (castanha do Pará, nozes) e de 4 unidades dos menores (macadâmia, avelã, castanha de Caju) por dia.

Obviamente, em receitas que levam essas iguarias, podemos abrir mão e consumir um pouco mais. Mas isso deve ser uma exceção, não a regra.

Outra dica importante para comprar oleaginosas é a forma correta de armazenamento. Quando acondicionadas em portes vedados, longe de umidade, luz solar ou produtos com odores fortes, elas podem durar de 2 a até 6 meses. O ideal é que os produtos sejam mantidos em temperatura ambiente amena e com pouca luz.

Oleaginosas: a granel ou empacotadas?

Uma das principais dúvidas na hora de comprar oleaginosas é: qual o melhor modo? Pesado a granel ou em pacotes previamente fechados? A resposta é: cada tipo de produto possui suas características.

As oleaginosas a granel costumam ter melhor relação custo-benefício, enquanto as previamente empacotadas oferecem frutos e sementes selecionados e mais bem preservados.

A Sirius possui uma enorme variedade de oleaginosas, todas selecionadas dentro de um rigoroso controle de qualidade.

Oferecemos apenas produtos frescos e inspecionados com rigor, tudo para garantir o melhor para nossos clientes.

Onde comprar amêndoas, nozes e castanhas?

Confira nossa loja especial com oleaginosas a granel e empacotadas e faça hoje mesmo sua escolha por uma vida mais saudável e saborosa.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

SIRIUS PRODUTOS NATURAIS LTDA - CNPJ: 86.857.000/0001-28 © Todos os direitos reservados. 2020

Fale Conosco pelo WhatsApp